10 passos para uma horta comunitária

Colher alimentos orgânicos e fresquinhos, fazer novas amizades, organizar e participar de oficinas de temas variados, exercer a autogestão e a cidadania na prática…. São muitos os benefícios que uma horta comunitária traz para os moradores e frequentadores de um bairro, quando cultivada em terrenos e praças antes abandonados. A iniciativa vem ganhando cada vez mais adeptos e, aos poucos, transformando a realidade de grandes centros urbanos. E como ano novo sempre vem com aquela vontade de realizar novos projetos, nosso primeiro post de 2015 vem pra te ajudar a implementar uma horta comunitária em seu bairro ou cidade. São 10 passos que irão te ajudar a tirar a ideia do papel e torná-la realidade. As dicas foram elaboradas pelo coletivo “Hortelões Urbanos” – um grupo com mais de 13 mil pessoas conectadas por meio do Facebook – e compiladas pelo MUDA-SP (Movimento Urbano de Agroecologia), criado e mantido por pessoas, entidades privadas, públicas e não-governamentais. Então confira o passo a passo a seguir e mãos à horta!

horta
(clique para ampliar)

1) ENCONTRE UM ESPAÇO Pode ser uma praça, um quintal, a lateral de uma calçada, uma calha, um telhado ou qualquer canto da sua cidade que você gostaria de produzir algo e que tenha acesso a água de boa qualidade, não contaminada.

2) CONVERSE COM AS PESSOAS Encontre pessoas perto de você – amigo, vizinho, avó, filho, sobrinho ou voluntários – dispostos a cuidar da horta cotidianamente, se revezando para que a cada dia alguém esteja lá pelo menos por alguns minutos.

3) ENTENDA PORQUÊ Seja curioso! Busque conhecer diferentes plantas e tipos de solo e avalie até onde você pode ajudar. Você será responsável por cada orégano que houver ali.

4) USE MAPAS Desenhe sua horta e imagine como gostaria que ela fosse. Faça um mapa dos amigos que ajudarão e dos recursos que precisará. Saiba quem são os parceiros pessoais e intitucionais, onde eles estão e como é a melhor forma de acessá-los. Converse com a subprefeitura mais próxima, avise sobre o projeto para que os órgãos públicos apóiem a iniciativa. De modo geral, é permitido cultivar hortaliças e vegetais em terrenos públicos, mas o plantio de árvores – mesmo que frutíferas – é proibido.

5) MÃO NA MASSA Marque um dia com sol leve. Chame um mutirão de gente que quer trabalhar, conversar, fazer plaquinhas, ensinar as crianças, colocar a mão na terra e conhecer novas pessoas. Todos são bem vindos!

Primeiro dia da Horta Comunitária do Centro Cultural São Paulo (foto do coletivo Hortelões Urbanos)
Primeiro dia da Horta Comunitária do Centro Cultural São Paulo (foto do coletivo Hortelões Urbanos)

6) CUIDE DA HORTA Ela precisará ser regada, receber atenção periódica e ser adubada e manejada a cada mês. Seus temperos serão mais saborosos, suas alfaces mais bonitas e seus tomates mais vermelhos.

7) DOE SEU TEMPO Entenda e interaja com a horta. Cada coisa terá seu tempo para crescer e umas crescerão mais vigorosas do que outras. Veja que planta combina com a outra e observe as estações da lua. Plante mudas novas e veja o que acontece!

8) ESCREVA O QUE O GRUPO FEZ Faça um blog, um diário de plantio ou anote num caderno. Compartilhe os sucessos, desafios, coisas que não deram certo e métodos infalíveis. Muita gente quer saber o que você faz e quer se aproximar de você. Aproveite os grupos das redes sociais.

9) CELEBRE A ABUNDÂNCIA Você tem muitas coisas ao seu redor, desde pessoas incríveis a uma quantidade enorme de recursos. Festeje suas conquistas com todos aqueles que ajudaram no processo, fazendo desde festas da colheita a picnics para troca de mudas e sementes.

10) DIVIRTA-SE! Aproveite, experimente, seja ousado e não tenha medo de errar e faça isso com prazer. Você virará um pai ou mãe-coruja quando ver a primeira berinjela crescendo.

Horta Comunitária da Vila Pompeia
Horta Comunitária da Vila Pompeia

Conheça algumas hortas…

E para você se inspirar em iniciativas que já estão a todo vapor, compartilhamos aqui alguns links de hortas que vem mostrando o poder transformador de um trabalho coletivo:

  • Horta Comunitária da Vila Pompeia, em São Paulo / SP. Para conhecer um pouco mais sobre essa horta, vale conferir o vídeo com direção de Tata Amaral e produção da Tangerina Entretenimento.

 

Inspire, crie, inove e mãos à horta!

Marcado como: