Vem plantar tudo de novo!

Foi num luau em volta da fogueira, em noite de lua nova, quando pela primeira vez ouvi Conrado Pera cantar e tocar. A música, se bem me lembro, era “Cabelo de Milho”, do grande mestre Sivuca. “Quanta água no coco e o riacho tão seco e só. O cercado é de toco e o arado é de pedra e pó…”, dizia parte da canção… E até hoje sinto que não haveria melhor maneira de ser recebida pela mágica cidade de Alto Paraíso, no coração da Chapada dos Veadeiros (GO), em abril do ano passado.

De uma voz que atravessa a alma, e letras que nos levam a uma (re)conexão com a mãe-Terra (sua principal fonte de vida e inspiração), hoje Conrado comemora o lançamento de seu primeiro CD, o “Enlaçador de Mundos”, praticamente todo autoral. E sinto que escutar suas canções é como viajar por vários “Brasis”, e é também se transportar para outras culturas, das batidas africanas às flautas andinas… É dançar ao ritmo do baião, do coco, da ciranda, do frevo e do maracatu. E, de quebra, ouvir letras que trazem conscientização ambiental e social em forma de poesia. Um álbum completo, enfim, que revelam anos de pesquisas e vivências de Conrado por esse Brasil adentro e afora.

Com o álbum praticamente pronto, Conrado recorreu ao financiamento colaborativo para arrecadar recursos para a mixagem, masterização, prensagem e distribuição do CD. E para nós foi uma alegria poder contribuir com esse projeto!
Com o álbum praticamente pronto, Conrado recorreu ao financiamento colaborativo para arrecadar recursos para a mixagem, masterização, prensagem e distribuição do CD. E para nós foi uma alegria poder contribuir com esse projeto!

Mas como este post aqui está longe de ser uma crítica musical – aliás, nem gabarito tenho para tal rs! – vou mesmo é compartilhar alguns vídeos para que vocês também possam sentir toda essa energia que brota das músicas de Conrado. O disco, que pode ser ouvido e baixado gratuitamente no site do artista, contou ainda com a participação de Miag Makibara, Ricardo Herze, Jadson Fernandez, Luana Castanho, Luiz Salgado e Janaína Pereira. Um povo lindo que vive e respira arte. ❤

  • Vem plantar tudo de novo

É a canção que abre o CD e também a primeira a ganhar videoclipe, com direção do grande amigo e fotógrafo Gabriel Rosa. É um convite a pôr o pé na estrada e sair por aí plantando tudo de novo, em busca de um bem maior, de um estado de consciência libertador. E o clipe ainda traz imagens incríveis de Genipabu (RN), Chapada Diamantina (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO)!


  • Caminho

Ensaio do belíssimo espetáculo Viajarte, do qual Conrado também faz parte junto a outros músicos e artistas. Começa com a poesia “Carreira de São João”, interpretada por Ivan “Anjo” Diniz, e segue com a música Caminho, também presente no álbum “Enlaçador de Mundos”. Em breve, aliás, será lançado um documentário chamado “Viajarte – Além dos Palcos e mais Além”, sobre a turnê performática que mistura teatro, dança, circo e poesia.


  • Iluminar

Com letra em forma de prece, traz uma melodia singela.


  • Corte e costura

Apesar de não fazer parte do CD, não consigo deixar de compartilhar aqui essa canção, que é uma das mais lindas que já ouvi, ainda mais na voz da querida Luana Castanho.


Para conhecer mais o trabalho de Conrado Pera é só acessar o site do artista ou as redes sociais: Facebook, Youtube, Twitter.

CD: Enlaçador de Mundos

  1. Vem Plantar Tudo De Novo
  2. Cigana Vida
  3. Caminho
  4. Jangadeiros
  5. Corredeira
  6. Pequenina
  7. Iluminar
  8. Fervim
  9. Quebra Coco
  10. Quilombola

Gratidão Conrado e toda família Viajarte por tamanha beleza em forma de poesia. Vocês são seres de luz!

Anúncios