Nem Knorr, nem Maggi: saiba como fazer um caldo prático e saudável

Caldo Maggi saudáveis

Caldo de carne, de galinha, legumes, bacon, picanha, costela… Sazon pro arroz, pro feijão, pra sopa… Sempre que vou ao supermercado e passo por essas seções de temperos prontos, fico impressionada com a capacidade da indústria de inventar novos sabores. Tem caldo pra tudo que é tipo de prato. Com poucas calorias e gorduras, o grande problema é que esses famosos tabletinhos industrializados são verdadeiras bombas de sódio em nosso corpo. Isso sem contar que eles sempre trazem aromatizantes, corantes e realçadores de sabor, como o glutamato monossódico (o famoso Ajinomoto).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade recomendada de consumo de sal é de apenas 5 gramas por dia, o equivalente a 1 colher de chá cheia. Isso significa que nossa cota diária de sódio é de 2400 miligramas por dia. Para se ter uma ideia, meio tablete dos caldos industrializados da Maggi oferecem:

  • 993 miligramas de sódio, se for caldo de carne
  • 1038 miligramas, se for de frango
  • 900 miligramas, se for de legumes

Ou seja, meio tablete desses caldos faz você gastar de 39 a 43% da sua cota diária de sal. O melhor, então, é fazer o próprio caldo em casa, garantindo um sabor realmente caseiro e saudável às refeições. A seguir, confira algumas receitas super práticas para você substituir essas bombas de sódio em forma de tablete Knorr, Maggi ou Sazon.

Caldo de ervas:

Receita 1: Este é o mais prático de todos, pois utiliza ervas secas. Basta espalhar em forminhas de gelo ervas como manjericão, orégano, salsa e alecrim, e depois completar com azeite de oliva virgem. Leve ao congelador e pronto! Depois é só desinformar e guardar em saquinhos plásticos no congelador.

Receita 2: Já esta é com ervas frescas. Bata no liquidificador 1 cebola grande, 2 dentes de alho sem casca, 1 maço pequeno de cebolinha, 1 maço pequeno de salsinha, 1 pimentão sem sementes, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sopa de vinagre branco e 1 pitada de sal (os dois últimos ingredientes atuam como conservantes). Após obter uma mistura homogênea, coloque na forma de gelo e leve ao congelador.

Caldo de legumes:

Em uma panela com um litro de água, acrescente 2 tomates, 1 alho poró, 1 cenoura grande ralada, 1 pé de espinafre, 1 maço de cebolinha, outro de salsinha, alecrim, 1 cebola média, 2 dentes de alho e uma pitada de sal marinho. Deixe ferver um pouco e, depois de cozido, deixe esfriar. Bata tudo no liquidificador, coloque em forminhas de gelo e leve ao congelador.

Pronto, você terá cubinhos práticos e saudáveis que irão facilitar – e muito! – o dia a dia na hora de cozinhar!

Anúncios
Marcado como: