O fértil e potente encontro da Agroecologia com a Educação Popular

Como nos lembra o educador Paulo Freire, em tempos difíceis, é preciso esperançar. E esperançar é levantar-se, ir atrás, juntar-se com os outros para construir e jamais desistir! Um processo potente que nos abre possibilidades de diálogo, interação e construção coletiva do conhecimento, como nos propõe este “Caderno de Metodologias: Inspirações e Experimentações na Construção do Conhecimento Agroecológico”.

A publicação é um dos frutos do projeto “Sistematização de experiências, construção e socialização de conhecimentos: o protagonismo dos Núcleos e Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia das universidades públicas brasileiras”, desenvolvido, entre 2015 e 2017, pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) com apoio do MDA/SEAD e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A coordenação do projeto foi compartilhada com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Embrapa Agrobiologia e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE).

Lançando sementes de novas possibilidades que possam ser constantemente recriadas e adaptadas, o Caderno reúne 28 fichas metodológicas sistematizadas a partir da prática da equipe do projeto que percorreu mais de 17 Núcleos de Agroecologia, das cinco regiões do país. A aposta do Caderno é visibilizar a interface fértil, criativa e potente da Educação Popular com a Agroecologia, socializando a experiência e a prática inspiradora dos NEAs que seguem colorindo o ensino, a pesquisa e extensão.

👉🏾 Download do Caderno disponível aqui: https://goo.gl/7eUjcg

👉🏾 E mais infos sobre o projeto aqui: http://aba-agroecologia.org.br/wordpress/projeto-neas/

Anúncios