A água invisível

consumo-agua-assementeiras
Fonte: Planeta Sustentável

Quando se fala em economia de água, a maioria das pessoas logo pensa em reduzir o tempo do banho, em preferir o balde à mangueira, entre outras mudanças de hábitos no que se refere à higiene pessoal e à limpeza em geral. Mas o fato é que o consumo de água vai muito além disso. Já parou para pensar na quantidade de água utilizada para produzir tudo aquilo que consumimos, como alimentos, roupas, livros, celulares, entre outros produtos? Isso é o que os especialistas chamam de “água virtual”, aquela utilizada no processo de produção de um bem de consumo ou serviço, e que está embutida de maneira indireta no produto, seja ele de origem animal, vegetal ou mineral.

Apesar de na maioria das vezes não ser notado, o consumo de água virtual é muito maior do que o consumo direto.

Dados divulgados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) calculam que para produzir 1 kg de carne bovina são necessários de 14 a 20 mil litros de água. O valor varia entre boi criado a pasto (14 a 16 mil litros) e boi confinado (20 mil litros), e inclui tanto a água que esses animais bebem, como aquela que é utilizada para cultivar o alimento dos mesmos e para limpar seus dejetos. Segundo o órgão, a crescente demanda de alimentos de origem animal é uma das responsáveis pela atual pressão sobre os recursos hídricos.

O mesmo cálculo é utilizado em outros bens de consumo, como no caso das roupas e demais produtos oriundos do algodão. Para se ter uma ideia, são necessários:

  • 11000 litros de água para se produzir uma calça jeans
  • 10600 litros de água para se produzir um lençol de algodão
  • 2900 litros de água para se produzir uma camiseta de algodão

Frutas, grãos e legumes também consomem bastante água, como mostra a tabela a seguir (tanto a água da chuva como a de irrigação estão incluídas no total):

  • 655 litros de água para se produzir 1 quilo de uva
  • 457 litros de água para se produzir 1 quilo de laranja
  • 697 litros de água para se produzir 1 quilo de maçã
  • 909 litros de água para se produzir 1 quilo de milho
  • 276 litros de água para se produzir 1 quilo de morango
  • 208 litros de água para se produzir 1 quilo de berinjela
  • 359 litros de água para se produzir 1 quilo de feijão

Ou seja, a economia da água vai muito além daquela que chega de forma líquida em nossas torneiras. Ela requer uma mudança global nos padrões de produção e consumo, que, por mais de um século, tem sido a mola propulsora do chamado desenvolvimento (nada sustentável, diga-se de passagem).

Afinal, adotar um estilo de vida mais simples e menos consumista é uma das eficientes ferramentas para se preservar o planeta.

Anúncios
Marcado como: