Palmito… de jaca verde?

Palmito… de jaca verde?
Uma das maiores (e felizes!) surpresas gastronômicas que o Vale do Capão, na Chapada Diamantina (BA), nos apresentou foi o pastel de “palmito” de jaca, o mais típico da cidade. Confesso que quando ouvi pela primeira vez não salivei logo de cara. Mas foi só dar a primeira mordida no pastel do restaurante da Dona Dalva, na pracinha principal da vila, que logo encomendei o segundo. E se a ideia não parecia atraente, o sabor é irresistível. Só nos restou, então, sair pela vila provando toda sorte de receitas com o tal palmito, como as tortinhas, moquecas, coxinhas…

Feito a partir da jaca verde cozida, o tal “palmito” se assemelha à carne de frango, com uma cor rosada, mas com sabor e textura de palmito. A seguir, mostramos como preparar a jaca verde, além de uma receita de massa de pastel e outra de tortinha, ambas veganas.

Como preparar a jaca verde:

Descasque toda a jaca verde, do tipo dura, como se fosse um abacaxi. Antes disso, como a jaca solta um líquido que gruda (parece uma cola), passe óleo na faca, na tábua e/ou recipiente que for utilizar. Corte a jaca em pedaços (pode ser em fatias grossas também), reservando-os em um recipiente com água fria para não escurecer. Em seguida, leve para cozinhar em panela de pressão com água o suficiente para cobrir a jaca, sal e uma pitada de bicabornato de sódio. Deixe cozinhar por uns 15 minutos, abra a panela e observe: o ponto ideal é quando a jaca está desfiando com facilidade. O próximo passo é escorrer toda a água, desfiar todos os pedaços de jaca e, por último, temperar com alho, cebola e especiarias. Um recheio que ficará perfeito tanto em saladas, como em pastel, torta, coxinha…

Pastel vegano

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó (químico)
1 colher de sobremesa de sal
3 colheres de sopa de azeite
½ vidro (ou 100ml) de leite de coco
¼ xícara de água

Modo de preparo: Fazer uma farofa com a farinha de trigo, o azeite, o sal e o fermento. Acrescentar aos poucos o leite de coco diluído na água, até a massa ficar homogênea. Amassar com as mãos em uma mesa enfarinhada. Abrir com o rolo de macarrão e cortar com a boca de um copo. Recheie com o palmito de jaca e feche o pastel com o auxílio de um garfo.Coloque os pastéis em uma forma untada e asse em forno médio até ficarem dourados.

Tortinha vegana

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de creme vegetal
4 colheres (sopa) de gordura vegetal

Preparo: misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Forre as forminhas, alise e coloque o recheio de palmito de jaca. Cubra a forminha com a massa e leve para assar em forno médio

Propriedades nutricionais da jaca

A jaca é o fruto da jaqueira (Artocarpus heterophyl), árvore tropical trazida da Índia para o Brasil no século XVIII, sendo as variedades mais cultivadas a jaca-dura, jaca-mole e jaca-manteiga. É uma árvore que chega a 20 m de altura e seu tronco tem mais de 1 m de diâmetro. Sua fruta, que pode pesar até 15 quilos, é formada por gomos, sendo que cada um contém uma grande semente recoberta por uma polpa cremosa. É rica em vitamina A, C, do complexo B, principalmente a vitamina B2 (Riboflavina) e vitamina B5 (Niacina), fibras e em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Anúncios
Marcado como: