“Sabe la Tierra”: o maior mercado argentino de consumo responsável

Num desses encontros propositais da vida, ganhamos de presente d’O Quintal de Fulana e Melão este belíssimo vídeo sobre uma transformadora iniciativa argentina. Trata-se do Sabe La Tierra, que há quatro anos busca difundir o paradigma da sustentabilidade. Desde seu nascimento, triplicou-se o número de produtores e produtoras, convertendo-se no mercado de consumo responsável mais importante da Argentina.

“A Sabe la Tierra tem a ver com o modo como nós, homens e mulheres, cedemos o lugar do saber e escutamos a terra”, diz Angie Ferrazzini, fundadora e diretora do projeto. Seus organizadores, por acreditarem que a mudança “se faz agora”, propõem ações em prol dos fundamentos da reconstrução de um planeta em que seres humanos e natureza estejam em consonância, tornando a ser um só novamente. A ideia é gerar uma mudança de consciência que nos conduza a um estilo de vida alternativo que busque:

  • consumir menos e de maneira mais responsável;
  • apoiar o comércio justo, dando espaço a pequenos produtores(as) e a projetos sociais da região;
  • estabelecer uma ponte entre produtores(as) e consumidores(as)

Sabe la Tierra contacto directo productora y consumidoraExpondo cereais, laticínios, hortifruti, artesanatos etc., há produtores de diversas partes da região, que podem negociar aquilo que colhem ou fabricam diretamente com o consumidor final, sem atravessadores. “O formato do mercado nos pareceu o mais adequado para iniciar esse caminho [uma alternativa de vida mais consonante com o planeta] e gerar um espaço de encontro entre produtores e consumidores”, afirma Ferrazzini.

Abrir Conciencia Sabe la Tierra Palermo Mayo 2014Além disso, quem se apresenta à curadoria da feira pode se voluntariar a ministrar oficinas das mais variadas temáticas, como alimentação saudável, fabricação de papel reciclado, hortas, instrumentos musicais com plásticos descartados, estêncil, entre outras.

Está com viagem marcada para o país dos “hermanos”? Não deixe de visitar este incrível mercado! Confira os dias e lugares de funcionamento:

  • SABE LA TIERRA SAN FERNANDO. Todos os sábados, das 10 as 18h, na Estação San Fernando del Tren de la Costa (Grande Buenos Aires);
  • SABE LA TIERRA VICENTE LOPEZ. Todos os sábados, das 10 as 18 h, na Plaza Amigos de Florida (Av. San Martín 2400, Florida, Vicente López).
  • SABE LA TIERRA PILAR. Todos os domingos, das 11 as 19h, em Las Moradas, KM 38,5 Ramal Pilar (frente al Colegio Morllands).
  • SABE LA TIERRA TIGRE. Uma sexta-feira por mês, das 19 as 23h, no  Boulevard Sáenz Peña, 1400, Tigre (Grande Buenos Aires)

Sabe la Tierra foto en alta

Enfim, pensamos que a Sabe la Tierra é uma ideia que pode ganhar terrenos que extrapolem os da Argentina. Divulgar essa iniciativa pode gerar projetos parecidos em nosso solo, com características que já deram certo para os “hermanos”.

Gratidão Fulana e Melão por compartilharem esta linda e transformadora iniciativa!

Anúncios
Marcado como: