Cosméticos naturais: sabonetes do Enga (parte I)

Seguindo a proposta da reconexão com a natureza, algo que muito me chamou a atenção no Enga (Encontro Nacional dos Grupo de Agroecologia) foram os cosméticos naturais. Aliás, não apenas chamou a minha atenção, como a da maioria das 600 pessoas aproximadamente que ali estava. Durante os quatro dias do evento (de 12 a 16 de novembro), que aconteceu este ano na Ecovila Tiba, em São Carlos (SP), a equipe organizadora disponibilizou sabonetes, pó dental, enxaguante bucal, e shampoo, todos carinhosamente preparados pelo Yaye – Cosmética Natural e Aromaterapia e pelo Grupo Timbó de Agroecologia.

E interessada que sou por esse tema, não pensei duas vezes em me inscrever na oficina proposta pelo pessoal do Yayé e Timbó. Vários debates interessantes rolaram sobre a presença de centenas de produtos químicos nos cosméticos tradicionais. Discutimos sobre os problemas causados por esses sintéticos não só em nosso corpo (uma vez que eles entram em nosso organismo através da pele), como em toda a natureza, afetando a sobrevivência da biodiversidade dos rios, mares e lagos.

Como muitos no Enga estavam interessados nas receitas, e nem todos puderam participar da oficina, criamos a série “Cosméticos naturais do Enga” para compartilhar as receitas que foram disponibilizadas em uma cartilha elaborada pelo Yayé e Timbó. Primeiro compartilharemos aqui a receita dos sabonetes, em seguida, as de pó dental e enxaguante bucal e, em breve, a de shampoo.

Sabonetes

Lauril éter sulfato de sódio e propileno glicol. Essas são apenas duas das centenas de substâncias químicas facilmente encontradas nos sabonetes industrializados. Entre outras funções, ambas são usadas para proporcionar espuma, o que não quer dizer que limpa mais. Além disso, esses sabonetes ressecam a pele e desequilibram seu pH.

Já os sabonetes artesanais possuem óleos essenciais naturais, além de terem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Sem contar nos aromas que são uma terapia. Confira agora a receita dos sabonetes preparados para o Enga:

Ingredientes:

  • 500 g de sabão em barra neutro. Foi utilizada uma base 100% vegetal de coco de babaçu, um sabonete glicerinado da linha Bothanic, da marca Regia, que não contém óleo animal, Lauril, nem propilenoglicol.
  • Óleo essencial de capim limão: é revigorante, antisséptico, bactericida, calmante, antifúngico e repelente de insetos. Combate a insônia, a ansiedade, alivia a fadiga mental e o estresse, além de ajudar a combater dores de cabeça. O óleo utilizado nos sabonetes do Enga foi extraído pelas parceiras do Timbó.
  • Argila Branca: seus benefícios e utilização terapêutica foi uma das primeiras formas de medicina natural conhecida pelo ser humano. Sua estrutura molecular lhe confere um grande poder de absorção, tendo a capacidade de extrair toxinas e substâncias nocivas do organismo, produzindo efeitos antissépticos e antimicrobianos.

Modo de fazer:

Pique o sabão e, em um recipiente esmaltado, leve em banho-maria em fogo baixo, mantendo sob agitação delicada até que tudo se dissolva. Acrescente meia colher de sopa de argila e, por último, já com o fogo desligado, 10 gotas de óleo essencial de capim limão. Vale também colocar as tinturas desejadas, as ervas (folhas, flores secas), sementes, e demais óleos essenciais, sempre atentando para as propriedades medicinais de cada ingrediente. Despeje em forma plástica ou de madeira e deixe esfriar.

A cartilha de produtos naturais elaborada pelo Timbó e Yayé apresenta ainda uma outra receita de sabonete. Confira:

Ingredientes:

  • 200 ml de água
  • 200 ml de álcool
  • 300 g de açúcar
  • 300 g de sabão em barra neutro (a mesma da receita acima)
  • Óleo essencial de capim limão
  • Argila branca

Modo de fazer:

Rale o sabão e reserve. Em um recipiente esmaltado, misture a água, o álcool e o açúcar em banho-maria, até que todo o açúcar seja dissolvido. Acrescente o sabão ralado à mistura, mantendo sob agitação delicada em até que tudo se dissolva. Despeje em forma plástica ou de madeira e deixe esfriar.

Pronto, você já terá sabonetes terapêuticos e livres de produtos químicos sintéticos!

Tem outras dicas e receitas de como confeccionar os seus próprios sabonetes? Partilhe-as com a gente!

Gratidão, Enga, Timbó e Yayé!

oficina-timbo-yaye-assementeiras
Oficina de cosmeticos naturais e fitoterápicos ao ar livre no VI Enga

 

 

Marcado como: