Queijo sem leite?

Uma das coisas mais difíceis de serem substituídas quando se caminha para uma dieta vegana é o leite. Isso porque ele está por todas as partes: em receitas de bolos, de tortas, pães, em vitaminas, em centenas de produtos industrializados (na forma de soro de leite ou leite em pó), e claro, no queijo, já tão enraizado em nossa sociedade. Por isso quando vimos que era possível fazer um queijo vegetal, a partir de castanhas, logo nos encantamos pela ideia e fomos colocar em prática. O “pulo do gato” aqui é usar o ágar-ágar, um produto extraído de algas marinhas e comercializado na forma de pó, e bastante utilizado na culinária vegetariana em substituição à gelatina animal. É ele que irá dar a consistência do queijo, se tipo fresco, ou mais duro, como parmesão. E num post futuro, iremos falar um pouco mais sobre os benefícios que nosso organismo sente ao simplesmente tirarmos o leite da alimentação.

Encontramos a receita a seguir no blog Veganana, elaborado por Lori Ellis.  É um queijo tipo fresco, feito a partir de macadâmias e ervas finas. Ficou uma delícia, com uma consistência muito boa! Em breve vamos experimentar outras receitas, feitas inclusive com outras castanhas, pois é possível fazer diferentes tipos de queijo: parmesão, ricota, tipo cottage… É um ótimo substituto do tofu, já que nem sempre é possível encontrá-lo orgânico (e o que não falta hoje, infelizmente, é soja transgênica no mercado). Então vamos lá!

INGREDIENTES PARA O QUEIJO

1 xícara e meia de água
3 colheres de chá de ágar-ágar
1/2 xícara de macadâmia (crua)
suco de meio limão
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de curcuma em pó

ERVAS AROMÁTICAS

1 colher de chá de orégano desidratado
1 colher de chá de manjericão desidratado
1 colher de chá de salsinha desidratada
1 colher de chá de páprica defumada em flocos
1 colher de cafezinho de pimenta caiena (opcional)

DICA IMPORTANTE: Tenha todos os ingredientes preparados previamente para quando for necessitar. Esprema o limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar-ágar, que endurece muito rápido. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes a mão.

PREPARO

Bater a macadâmia com sal, o Nutritional Yeast (opcional) e a curcuma no liquidificador até virar um pó fino. Em uma panela com água fria, misture bem a água com o agar-agar e acenda o fogo em seguida. Quando começar a ferver, conte dois minutos. Ligue o liquidificador de novo e adicione o agar-agar recém tirado do fogo (tem que se rápido, lembre-se de que o agar-agar endurece muito rapidamente), bata bem até misturar e acrescente o limão e o azeite batendo novamente. A quantidade do limão fica a seu gosto. Acrescente as ervas e mexa com uma espatula para misturar ao queijo.Coloque num pote de vidro untado com azeite e salpicado com um punhado de ervas misturadas, tampe e leve a geladeira para tomar consistência. Fica uma delicia para servir com torradinhas, com legumes frescos, para cobertura de pizzas e também para dar cremosidade a risotos e macarrão. Também é excelente para recheio de sanduíches.

Bom apetite!

Anúncios
Marcado como: