Paraíso orgânico pertinho de São Paulo

Não restaram dúvidas na hora de pensar qual seria nosso primeiro post do blog. Afinal, foi no Sítio Olho d’Água onde começamos a resgatar nossa sintonia com a mãe-natureza. Foi ali, em meio a montanhas, hortas, construções ecológicas e pessoas muito especiais, onde partilhamos uma nova forma de (vi)ver o mundo – uma vida baseada nos conceitos da permacultura. Foram cinco dias de muitos aprendizados, experiências, e de autoconhecimento: a primeira de uma série de vivências que vem transformando nossas vidas…

Foi no sítio também, localizado em Mogi das Cruzes (SP), onde conhecemos a espiral de ervas, a horta em mandala, o minhocário, as construções de adobe, entre tantas outras estruturas capazes de nos colocar em contato direto com a terra… Ao lado do Rafael, da Renata e da pequena Jadi – os responsáveis por esse pedaço de paraíso na Terra – aprendemos a ouvir as plantas e a sentir o que a natureza prepara para nós.

Trabalhando no cultivo orgânico dos alimentos – legumes, frutas, ervas, hortaliças – reafirmamos ali a importância (e o direito!) de termos uma alimentação natural e livre de agrotóxicos todos os dias; a importância de valorizarmos os alimentos que vêm da terra (e não de processos industriais…).

Aprendemos receitas deliciosas, provamos sabores até então desconhecidos. Conhecemos ainda a bioconstrução, que une antigas estruturas, como a taipa de pilão, com novos conhecimentos e tecnologias, sem perder a sintonia com a natureza, claro. Práticas que nos proporcionam o sentimento de autonomia de suprir nossas necessidades de uma maneira leve e verdadeira.

Orgânicos em casa?

Horta do Sítio Olho d'ÁguaComo o sítio já está tendo excedente na produção de alimentos, o Rafa e a Renata estão entregando hortaliças, frutas, ervas, legumes, entre outros alimentos, todos orgânicos, tanto em Mogi das Cruzes como em São Paulo. Vale muito a pena tanto pra quem já segue como pra aqueles que querem começar a ter uma alimentação livre de agrotóxicos. Isso sem contar que você estará comprando direto do produtor, eliminando atravessadores (como Pão de Açúcar, por exemplo) que colocam o preço lá em cima visando apenas lucro. A entrega acontece todas as terças-feiras e, para saber quais alimentos acabaram de sair da horta, basta enviar um email para o Rafa (alimentos@sitioolhodagua.net). A taxa de entrega é R$ 5.

Projeto Sementes

Entre os projetos realizados no sítio, destacamos o Sementes por unir Educação Integral, Arte e Permacultura. Por construir, a partir de crianças e adolescentes, novos paradigmas para um novo mundo, este baseado no cuidado e no respeito à mãe-natureza. O projeto, que faz parte do Programa Vivências da Terra, proporciona a experiência do contato com a Mata Atlântica, de observar um rio limpo, de perceber a beleza das plantas, de sentir o cheiro e a textura da terra, de poder plantar e experimentar o sabor de uma fruta no pé… Um projeto que busca resgatar o contato das crianças e adolescentes com a natureza, principalmente daquelas que vivem em grandes centros urbanos…. A ideia é resgatar o sentimento de pertencimento, aquele que nos leva a uma postura de responsabilidade e possibilita o entendimento da interdependência de todos os elementos que compõem a Teia da Vida. Para saber mais sobre o Projeto Sementes, escreva para vivenciasdaterra@gmail.com. Vale a pena ver o vídeo que mostra como as crianças e adolescentes passam o dia no sítio:

Para conhecer outros projetos e vivências realizadas no Olho D’Água, acesse a página do Facebook. O sítio conta com uma infraestrutura de uma “casa mãe”, com quartos equipados com camas e beliches, um alojamento também com camas, além da opção da área de camping, que é maravilhosa.

Termino este post com uma música que aprendemos ali no sítio, e que sempre cantávamos no início das refeições. Uma música que nos traz uma sensação de gratidão pela vida, pela natureza, pelo sentimento que nos une.

É da união é que se faz o pão
É da união é que se faz o amor
União da terra, da água e do ar
Que se transforma no fogo a brilhar
União do corpo, da mente solar
Que se transforma na vida a pulsar
Bom apetite a todos vocês (2x)

Anúncios
Marcado como: